TRAUMAS EM IDOSOS: CARACTERÍSTICAS E EVOLUÇÃO

09/08/2013 13:48
A assistência à saúde ao idoso tornou-se prioridade em todo o mundo, tendo em vista o aumento progressivo da expectativa de vida observado nas últimas décadas. No entanto, o crescimento populacional desta faixa etária associado a uma forma de vida mais saudável e ativa, deixa este grupo de pessoas mais exposto ao risco de acidentes.
 
Dadas as alterações estruturais e funcionais inerentes ao envelhecimento e possível coexistência de doenças sistêmicas, os idosos estão expostos de maneira mais crítica ao trauma, quando comparados a outras populações. Sob estes aspectos, com frequência, necessitam de internações hospitalares que se traduzem em um gasto financeiro elevado aos sistemas de saúde. 
 
A queda é o mecanismo de lesão mais freqüente entre os idosos (40%), seguida pelo acidente automobilístico (28%), atropelamento (10%), ferimento por arma de fogo e arma branca (8,0%), entre outros. Ressalte-se, contudo, que os diversos tipos de trauma que podem acometer nos idosos muitas vezes se iniciam no ambiente hospitalar e se estendem ao seu ambiente domiciliar. 
 
Após os 50 anos, ocorre uma aceleração no processo de perda de massa óssea e muscular, que apesar de expor o indivíduo a fraturas, reduz também a sua força muscular, um mecanismo pelo qual ele estaria protegido destas lesões. As fraturas são, portanto, problemas significativos para os idosos, sendo os locais mais comuns de sua ocorrência, o quadril, o punho e a coluna vertebral.
 
A melhor maneira de reduzir a mortalidade e a morbidade do trauma entre os idosos é certamente a prevenção. Algumas estratégias, em diferentes momentos, podem concorrer tanto para que essa prevenção ocorra como para a diminuição das complicações advindas das injúrias sofridas, como por exemplo: 
 
a) educar a população idosa e familiares sobre a importância da prevenção de acidentes e promover programas que possam influenciar na legislação acerca dos cuidados e direitos dos idosos; 
b) criar e ensinar para o paciente e familiares, mecanismos de atendimento primário que venham a impedir a piora das lesões durante o processo de queda bem como durante transferência do paciente para tratamento;
c) promover a prevenção ou redução das complicações durante o tratamento e após retorno do idoso ao seu ambiente familiar ou outros.
 
BREVE CURRÍCULO DA ESPECIALISTA
 
Fernanda Cerveira Abuana Osório Fronza, professora dos cursos de graduação de Atividade Física Adaptada e Saúde da Universidade Gama Filho. É fisioterapeuta e educadora física, especializada em Ortopedia Traumatologia e Desportiva e mestre em Concentração da Biodinâmica do Movimento Humano. Tem experiência em com educação a distância pela Central de Cursos da Universidade Gama Filho com coordenação de projetos em EAD e tutoria de cursos a distância de extensão em saúde do Instituto Phorte de Educação.