Prefeituráveis falam em qualidade na educação

05/09/2012 14:19

Os leitores demonstram ao longo das últimas semanas, nas questões feitas aos candidatos a prefeito de Sorocaba, uma clara preocupação com a melhora da qualidade de diversos serviços oferecidos pelo poder público. Algumas atribuições que extrapolam a atuação dos prefeitos e outras que nem responsabilidade dele são. E, nesse sentido, a educação é um dos termos que aparece de maneira sistemática. E, como o jornal BOM DIA tem batido em seus editoriais, o fim da diferenciação na qualidade do ensino oferecido pela escola municipal e estadual aos sorocabanos é também uma preocupação do leitor. Todos os quatro candidatos, uns mais afirmativos e outros mais legalistas, revelam a vontade de nivelar, pela municipal, a qualidade do ensino. Boa notícia e que o vencedor cumpra esse compromisso.

Pergunta do leitor

O tema de hoje - O leitor Elias Carvalho Lima faz a seguinte manifestação: Por favor, os candidatos podem explicar quando teremos escolas em período integral, tirando menores das ruas e formando verdadeiros cidadãos? Mas para todos e não para alguns felizardos da escola municipal. Digo escola pública em geral. E se os candidatos acham que escola em período integral é bom e por quê.

Vai ter escola em período integral, tirando menores das ruas e formando cidadãos?

Antônio Carlos Pannunzio

Prezados leitores e caro Elias, o prefeito Vitor Lippi deu início em Sorocaba ao programa Oficina do Saber, que oferece o ensino integral aos alunos da rede municipal. Tenho o compromisso de continuar as boas políticas públicas implementadas pelo prefeito Lippi e, certamente, essa é uma delas. Quando a criança tem atividade ela está em constante aprendizagem dirigida e deixa de ficar nas ruas. Hoje, a Prefeitura só pode responder pelo ensino municipal. A nossa proposta é municipalizar todo o ensino fundamental porque a escola municipal fica mais perto da população, que passa a ter um contato mais direto. A grande vantagem da escola municipal é que a fiscalização é mais fácil, como também a cobrança dos pais e o debate em torno da qualidade do ensino.

Com a municipalização, poderemos estender o programa de escolas em período integral para atender alunos que estão, agora, nas unidades mantidas pelo governo do Estado. Certamente, essa é uma questão que trataremos com muito carinho porque evita que as crianças fiquem nas ruas e tenham nas Oficina do Saber aprendizado e atividades lúdicas após as aulas.

Iara Bernardi

Caro Elias, é preciso ter bem claro quais são os limites constitucionais do poder municipal. Nós queremos ampliar as escolas em tempo integral, mas nossa autonomia decisória vai até as escolas municipais. É inegável que a escola em tempo integral tem inúmeras vantagens.

Tanto a experiência brasileira como a internacional comprovam isso. Mas o debate sobre a Educação é mais amplo. Nós temos de pensar na valorização do magistério e dos profissionais, com melhores salários e plano de carreira. Além dos salários, é necessário um programa de formação continuada para professores e trabalhadores da Educação, a construção de mais creches. Temos que pensar também na educação profissionalizante. Sorocaba já podia ter, pelo menos, dois institutos federais de educação tecnológica. Quando estava na representação estadual do MEC, consegui trazer vários deles para a região. As cidades que tiveram interesse e disponibilizaram terrenos já têm seus IFETs, como Salto, São Roque, Itapetininga, entre outras. O governo Lippi não disponibilizou locais adequados e Sorocaba não tem. Nós vamos buscar, junto ao governo da Presidenta Dilma Rousseff, estas escolas técnicas federais. Além disso, vamos apoiar a ampliação e melhoria das escolas técnicas estaduais ligadas ao Centro Paula Souza.

Raul Marcelo

Elias, a escola em tempo integral é um passo importante para a educação pública. Permite também atividades extracurriculares voltadas para a melhor vivência social. Esse salto, passa pela reestruturação dos prédios escolares. Sua implantação de forma apressada, para propaganda política, é perigosa. Hoje, os prédios escolares não têm condições de receber alunos para jornada integral.

Não há estruturas adequadas, existem escolas com quadras esportivas em péssima condição; não há cozinhas apropriadas; e nem mesmo existem vestiários e armários aos estudantes. A implantação de jornada integral sem adequação prévia da escola pode transformá-la num depósito de alunos, sem qualquer acréscimo pedagógico, fazendo um efeito inverso ao desejado. A escola deve ser adaptada e preparada para a formação educacional e aberta ao convívio democrático e comunitário.

Pensamos a escola como um ambiente para além da formação regular e que permita vivências culturais, artísticas e esportivas, bem como espaços para cursos complementares, por exemplo, de língua estrangeira, abrindo caminho para a boa formação humanística e para o bom exercício da cidadania.

Renato Amary

Elias, no meu governo vamos gradativamente municipalizar toda a rede de ensino fundamental. Toda eu disse. Vamos sim implantar a escola em período integral, que realmente formará cidadãos plenos. O estudante gostará de ficar dentro da escola, pois além das disciplinas relativa a cada série, vamos fornecer formação, como aulas de idiomas, informática, música, dança, teatro e esporte. No meu governo pais preferiam colocar seus filhos nas escolas municipais do que nas particulares. Mas não é justo dividirmos as crianças entre estaduais e municipais. Todas merecem ter ensino de qualidade e vamos implantar isso. Não adianta lançar inúmeros projetos e colocar nomes glamurosos se na prática as nossas crianças não estão desenvolvendo toda a sua capacidade e com o tempo ocioso podem ser aliciadas para o consumo de drogas. Sou a favor da escola em período integral exatamente pela formação plena do cidadão. Ainda na área educacional, vamos implantar o ProUni Municipal. No meu governo a pessoa que não tiver condições de pagar por um curso superior terá ele financiado pela prefeitura.

FONTE: BOM DIA

https://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/32032/Prefeituraveis+falam+em+qualidade+na+educacao