Ortopedista fala sobre riscos e como evitar quedas de idosos

15/08/2013 14:24

O ortopedista Jean Klay Machado participou do quadro "Fala Saúde" no Jornal Liberal 1ª Edição desta quarta-feira, falando sobre osteoporose, risco de fraturas e cuidados com idosos. Machado, que é presidente da Sociedade Paraense de Ortopedia, alerta para as pessoas terem cuidados em casa, já que a maior parte das fraturas acontece na própria residência, no trajeto entre a cama e o banheiro.

Segundo Machado, fraturas podem ser fatais para idosos: pacientes com mais de 60 anos que quebram o fêmur tem taxa de mortalidade de aproximadamente 30% até dois anos depois do acidente. Por isso é importante preservar o corpo com atividades físicas direcionadas e adaptar a casa para evitar quedas.

Estes e outros temas serão debatidos no XIII Congresso Paraense de Ortopedia, realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-PA) no Hangar, em Belém, nos dias 17 e 18 de agosto. O evento terá cirurgia ao vivo, workshops e apresentação de temas livres. Para se inscrever, basta acessar o site ou procurar atendimento no Hangar Centro de Convenções.

A telespectadora Eliete Viana conta que tem uma vizinha de 102 anos que quebrou o fêmur, e quer saber quais as atividades recomendadas para ela.
A atividade física é o principal método para fortalecer os ossos. O ideal seria caminhada, banho de sol, além de tratar a osteoporose e prevenir quedas.

Paula Maria diz que tem osteoporose, e quer saber se tem mais risco de fraturas.
Com certeza. A osteoporose é uma doença silenciosa. O paciente não sente dor, mas aumenta muito o risco de fraturas, e por isso deve ser tratada.

Existe algum exercício para fortalecer os ossos?
Para pacientes idosos é recomendada a musculação terapêutica, que respeita as necessidades e limites dos idosos.

Quais são as fraturas mais comuns?
As fraturas mais comuns são a de coluna, na altura do punho e do ombro. Mas a mais temida é a do fêmur, que tem mortalidade de 30% em até dois anos para pacientes com mais de 60 anos de idade.

Quais são os principais cuidados para evitar quedas de idosos?
A casa tem que ser bem iluminada, evitar tapetes e ter interruptores de luz ao alcance da mão. Se o idoso não tiver ajudantes, pode ser bom ele dormir com fralda geriátrica, para não precisar ir ao banheiro de noite.

O banheiro é o principal risco: 60% das fraturas acontecem no caminho entre a cama e o banheiro. Por isso é importante ter piso antiderrapante e tapete com ventosas no banheiro.

A telespectadora Patricia Rodrigues pergunta: quais são os maiores riscos de queda?
A maioria acontece em casa: 90% das fraturas são em ambiente doméstico, principalmente no trajeto da cama para o banheiro. Por isso é importante ter corredores e portas amplas, já que o idoso costuma ter coisas que auxiliam a locomoção, como andador e bengala.