Fim da gratuidade das sacolinhas pega consumidores de surpresa

21/07/2012 01:02

 

Apesar da ampla divulgação sobre o fim da distribuição gratuita das sacolas plásticas nos supermercados de Vila Velha, Serra e Cariacica, muitos consumidores foram pegos de surpresa ao fazer compras na manhã desta segunda-feira (09). A medida não agradou a grande parte das pessoas e muitas se recusaram a pagar o valor de R$ 0,19 pela sacola do tipo biocompostável. 

A dona de casa Marilene Sousa não sabia que as sacolas não seriam disponibilizadas nesta segunda. Ela optou por colocar as compras em caixas de papelão para não ter que pagar pelas embalagens. "Eu achei estranho quando a operadora do caixa disse que eu teria que pagar pela sacolinha. Eu não gostei dessa ideia porque aumenta o preço da compra", disse.

Quem também foi surpreendida com a medida foi a doméstica Ângela Valentim. Segundo ela, para quem vive com um salário mínimo fica difícil pagar pelas embalagens. "Foi uma surpresa para mim. Eu recebo um salário mínimo. Se eu vier 10 vezes no supermercado, vou gastar pelo menos R$ 20 pagando pelas sacolas", reclamou.

O aposentado Mércio Nascimento se recusou a comprar sacolas e levou as mercadorias na mão até o seu carro. Ele é contra a medida. O aposentado acredita que, antes dessa proibição acontecer, primeiro deveriam substituir as embalagens plásticas dos produtos. "Eu sou totalmente contra. A finalidade é tirar o dinheiro da gente. Muitas embalagens, como de feijão e arroz, vão continuar poluindo o meio ambiente."

A auxiliar de secretaria Silvana Souza Soares não levou a sacola e teve que comprar no supermercado. Ela disse que vai colocar uma sacola retornável dentro da bolsa para quando precisar fazer compras. "É uma boa solução essa decisão porque a gente passa a trazer a sacola de casa e com isso ajudar a poluir menos. Vou colocar uma sacola dentro da minha bolsa para não ter que comprar as sacolas no supermercado", ressaltou.

O consumidor pode utilizar embalagens retornáveis. Quem optar por levar a sacola de casa vai ter direito a um desconto de R$ 0,03 para cada cinco itens comprados. A medida está prevista em um Termo de Cooperação assinado entre o Ministério Público do Estado, a Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps) e representantes dos Procons municipais.

 

Vila Velha, 09 de julho 2012.

Samanta Nogueira | Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

snogueira@redegazeta.com.br