Ensino público só emplaca escolas "modelo" entre as mil melhores no Enem 2011

27/11/2012 12:48

A lista de desempenho por escolas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação, mostrou que continua grande a distância que separa a rede pública regular de ensino das escolas particulares.

Enem por Escola 2011

De acordo com o ranking, apenas 78 escolas públicas “modelo” ficaram entre os mil colégios com melhores notas no exame. As escolas da elite do ensino público são federais, militares, técnicas ou mantidas por universidades. A maior parte delas faz vestibulinhos para selecionar seus alunos e tem orçamentos superiores aos das escolas públicas normais. Essas estão ainda mais longe na lista: nenhuma ficou entre os mil primeiros.

Ainda assim, esse grupo seleto de estudantes tem dificuldades de competir com o desempenho dos alunos dos colégios particulares. Dentre as 100 melhores escolas no Enem 2011, apenas 10 são públicas, sendo oito federais.

A primeira escola pública regular a aparecer na lista foi o Colégio Municipal Castro Alves, da cidade de Posse, na divisa de Goiás com a Bahia, que ficou na 1070ª posição. A escola teve média geral 596,74 pontos e já tinha se destacado no exame de 2010, quando foi a melhor do Estado.

Coluni é o melhor público pela 5ª vez

O destaque positivo ficou para o Coluni (Colégio de Aplicação da UFV - Universidade Federal de Viçosa) que apareceu em oitavo lugar no ranking geral, com média geral 704,285. Segundo a universidade, essa é a quinta vez desde 2007 e a quarta consecutiva que o colégio lidera o Enem entre as escolas públicas. Os alunos do Coluni são selecionados em um processo seletivo que chega a ter 10 candidatos por vaga.

 

https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/23/ensino-publico-so-emplaca-escolas-modelo-entre-as-1000-melhores-no-enem.htm