Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstétrica (PRONAENF)

21/09/2012 11:20

Uma parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação promete fomentar a área da Enfermagem lançando o Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstétrica (PRONAENF) que consiste em incentivar as instituições de ensino a qualificar os profissionais da área para exercer sua função na atenção à saúde materna e infantil.

 

O edital n° 21, publicado no Diário Oficial da União do dia 6 de setembro de 2012, é uma iniciativa do Governo Federal para estimular a promoção e a formação de profissionais com especialidade em Enfermagem Obstétrica. As instituições de ensino interessadas em participar da seleção devem se inscrever entre os dias 17 e 23 de setembro.

 

Conforme o edital, o novo programa capacitará enfermeiros obstetras para atuar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), em especial, nas regiões que participam da Rede Cegonha. O profissional será qualificado para prestar assistência no pré-natal, parto e pós-parto, desde que sejam de risco habitual, se houver sinal de risco maior caberá ao enfermeiro atuar de forma unificada com outros níveis de assistência, sempre levando em consideração a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, regidos pelos princípios e diretrizes da Rede Cegonha do SUS.

 

A tática dos dois Ministérios é intensificar a atenção integral à saúde das mulheres e crianças permeando o planejamento familiar, a gravidez, parto e puerpério, até a criança completar dois anos de idade.

 

O secretário de gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mozart Sales defende o PRONAENF afirmando que “ a ação contribui com a Rede Cegonha, qualificando os enfermeiros para prestar um serviço humanizado e de qualidade para a criança e para mulher”.

 

Prazos do PRONAENF

 

As instituições interessadas deverão estar situadas nas regiões nas quais a Rede Cegonha atua e deverão ainda encaminhar um projeto de residência através do endereço: https://cnrms.mec.gov.br

 

O prazo de inscrições é de 17 a 23 de setembro. O resultado será divulgado no dia 1° de outubro, no Diário Oficial da União.

 

O financiamento dos projetos aprovados será distribuído entre Ministério da Educação – no caso de Instituições Federais de Ensino – e pelo Ministério da Saúde – nas demais instituições.

 

Os estabelecimentos de ensino serão responsáveis pela seleção dos profissionais interessados, esses receberão uma bolsa de R$ 2.384,82 no período da residência.

 

Projeto Rede Cegonha está em fase de remodelação e ampliação, por isso a inserção de enfermeiros obstétricos na assistência ao parto de risco habitual será imprescindível para o bom funcionamento da Rede, tornando essencial a formação de novos profissionais nessa área.

 

Fontes: Portal da SaúdeEdital

https://www.ibacbrasil.com/noticia/enfermagem-obstetrica-recebe-incentivo-do-governo-federal