Prevenção é destaque na Semana da Saúde do Homem

22/08/2012 19:17

A Semana de Saúde do Homem, que segue até quinta-feira (23) na cidade com palestra abertas ao público e acesso gratuito a testes de sangue, destaca a importância da prevenção. Além do enfoque nas doenças sexualmente transmissíves (Aids, sífilis e hepatites) e no câncer de próstata, o evento promovido pela prefeitura também dá atenção especial aos cuidados no ambiente de trabalho.

“Abordamos nas palestrad as doenças, seus sintomas, causas e tratamentos, mas o principal objetivo é alertar os homens sobre a prevenção em todas elas”, diz Luiz Fernando Gomes, coordenador da Saúde do Adulto e do Idoso da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

As atividades começaram na noite de segunda-feira (20), no Sindicato dos Metalúrgicos. Na abertura, que teve a presença da secretária de Saúde Maria Ligia Lyra Pereira, foi dada a palestra sobre 'Prevenção das dores no trabalho'. Terça (21), na escola Acácio de Paula Leite Sampaio, os temas foram 'Doenças da próstata', pelo urologista Gilberto Alvarez, e 'Ansiedade e depressão', pela psicóloga da Saúde do Tabalhador Lucimeyre Aparecida Arias.

Exames de sangue
Após as palestras, os participantes recebiam informações sobre os exames e faziam a coleta do sangue. “A prevenção pode ajudar a melhorar minha qualidade de vida e até a salvar minha vida”. A frase do fotógrafo Antônio Matheus, de 73 anos, resume o intento da Semana de Saúde do Homem. Ele foi um dos que retiraram sangue para o teste de PSA, que pode indicar o câncer de próstata e também doenças transmitidas por via sexual.

Para o corretor de imóveis Oscarlino Domingues Pinto, de 56 anos, perder o medo e fazer os exames ajudam na prevenção. “É excelente porque no caso do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa, quanto mais cedo se descobrir o problema, mais chance de cura”.

Os resultados dos exames serão entregues a partir de dez dias após a coleta do material, em consultas agendadas no evento. Para obter o resultado do PSA, os pacientes serão encaminhados a um urologista do Ambesp (Ambulatório de Especialidades) mais próximo ao seu endereço. No caso dos demais testes, deverão comparecer no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), à Rua Silva Jardim, 94.

Programação
Dando continuidade à programação, quarta (22), às 18h30, no Ambesp da Zona Noroeste (rua Luiz Gomes Cruz s/nº), será ministrada a palestra 'Doenças da próstata'. Quinta, no encerramento da programação, às 18h30, o tema será 'Prevenção de doenças cardiovasculares no homem', pelo coordenador da Saúde do Adulto e do Idoso, Luiz Fernando Gomes da Silva, no Restaurante Giane (rua Alexandre Martins, 137).

Até quinta, das 17h às 19h, haverá dosagem de PSA e testes para detectar sífilis, hepatites e HIV nas UBS (unidades básicas de saúde) do José Menino, Pompeia, Marapé, Nova Cintra, Rádio Clube, Bom Retiro, Ponta da Praia e Martins Fontes. Já no Centro de Testagem e Aconselhamento será realizada, das 8h às 16h, coleta de sangue para os diagnósticos de sífilis, hepatites e HIV. Os exames têm o apoio das escolas técnicas de enfermagem Di Solimene, Eacon, Senac e Skin Line.

 

FONTE: PREFEITURA DE SANTOS

http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php/noticias/preveno-destaque-na-semana-da-sade-do-homem