PESO SAUDÁVEL: Ministério da Saúde lança programa para combater o excesso de peso entre os adultos

02/05/2013 15:10

O Ministério da Saúde criou mais uma ação para combater o excesso de peso entre os adultos. O Programa Peso Saudável, lançado nesta segunda-feira, foi desenvolvido para ser aplicado no ambiente de trabalho. A ideia é que os funcionários passem a ter o hábito do auto-monitoramento do ganho ou perda de peso. A coordenadora do departamento de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, acredita que o ambiente de trabalho é o local ideal para estimular bons hábitos na população adulta.
"Considerando que as pessoas ficam nesses locais expostas a várias situações, como a alimentação nesse local de trabalho, contato com os colegas de trabalho, troca de informações. Então, considerando todo esse contexto e também considerando que o excesso de peso e a obesidade é tão presente frequente na população adulta. Nós temos por volta de 15 por cento da população apresentando obesidade e um em cada dois brasileiros adultos apresentando excesso de peso, nós vemos a intervenção no local de trabalho como uma oportunidade de apoiar o indivíduo adulto, trabalhador da adoção de hábitos de vida mais saudáveis".
A coordenadora do departamento de alimentação e nutrição Patrícia Jaime explicou também que o monitoramento do peso poderá ser feito por meio de um aplicativo online.
"Durante um período de um ano esse trabalhador que aderir ao Programa Peso Saudável, ele irá informar uma vez ao mês o seu peso e o aplicativo dará uma avaliação sobre a variação do peso desse individuo. Se essa é uma variação saudável ou não. E considerando essa variação, ele receberá orientações em relação a alimentação saudável e atividade física".
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça a importância da manutenção do peso saudável.
"Nós sabemos que o Brasil ainda não chegou a patamares de outros países como os EUA, como a Argentina, como o Chile em relação ao problema da obesidade e do excesso de peso enquanto problema de saúde pública. Mas se a gente não agir agora nós chegaremos em um período mais rápido do que eles chegaram. Então agora é o momento".
O funcionário que participar do Programa Peso Saudável vai receber dados da evolução do peso, orientações de dieta e sugestões de atividades físicas. Todas as informações serão enviadas via e-mail.As instituições que quiserem implantar a ação no ambiente de trabalho poderão acessar o software do programa a partir do dia primeiro de maio. O endereço é dab.saude.gov.br/pesosaudavel.

Fonte: Agência do Rádio

 

tabajara.am.br/main/content/view/3774/165/