Nova avaliação no ensino médio deverá reprovar menos alunos

01/03/2013 12:48

Isabella Belli*

São Leopoldo - Para reduzir as reprovações e a evasão escolar, a rede estadual de ensino começa a colocar em prática neste ano letivo, que inicia hoje, o novo sistema de avaliação do ensino médio, que foi reestruturado e ganhou o nome de ensino politécnico. A troca das notas por conceito iniciou ano passado e já deu a oportunidade dos alunos passarem de ano. Agora, será a hora de testar. Eles vão apenas recuperar as disciplinas em que não obtiveram a avaliação plena em 2012. “Estamos procurando dar ao aluno o tempo necessário que cada um precisa para aprender”, diz a titular da 2.ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosana Rodrigues Santos. Esse ano a avaliação vale para estudantes dos 1.º e 2.º anos, porque é aplicada gradativamente. Alunos do 3.º ano passarão pelo novo critério a partir de 2014.

No politécnico, as disciplinas foram divididas em quatro áreas: Linguagens (português, literatura, artes, língua estrangeira e educação física), Ciências Humanas (sociologia, filosofia, história, geografia e ensino religioso), Ciências da Natureza (biologia, física e química) e Matemática. Cada aluno será avaliado em cada área, ao longo de bimestres ou trimestres, a partir de um consenso entre os professores, e receberão conceitos ao invés de notas, chamados de Avaliação Emancipatória, que consiste basicamente em: Construção Satisfatória da Aprendizagem (CSA), dado para alunos que foram aprovados; Construção Parcial da Aprendizagem com Progressão Parcial (CPA/PP), para alunos aprovados, mas que não atingiram os objetivos em determinada disciplina de uma das áreas; Construção Restrita da Aprendizagem (CRA), para alunos reprovados. “O estudante ficará com dependência e receberá um reforço da disciplina em questão no ano seguinte”, explicou Rosana Chinazzo, coordenadora adjunta e chefe pedagógica da 2.ª CRE.

*Colaboraram: Misael Lima, Gustavo Henemann e Renata Strapazzon

- See more at: https://www.jornalvs.com.br/educacao/441271/nova-avaliacao-no-ensino-medio-devera-reprovar-menos-alunos.html#sthash.FNtI94EF.dpuf