Notas das redações do Exame Nacional do Ensino Médio vazam e confundem estudantes

03/01/2013 20:36

Estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão repercutindo nas redes sociais as notas que tiraram na prova de redação do exame. Durante cerca de uma hora, um pouco antes das 16h, os resultados das provas de texto aplicadas no início de novembro ficaram disponíveis nas páginas dos candidatos. Às 16h45, elas não apareciam mais.

A divulgação do resultado é esperada para esta sexta-feira. No entanto, estudantes mais ansiosos contam que ficaram monitorando a página do sistema do Enem. Perto das 16h, muitos comentavam as possíveis notas pelas redes sociais.
 

Lucas Carvalho, de 17 anos, ficou sabendo da possibilidade pelo Twitter e tentou acessar sua página. Ele esperava uma nota melhor do que a de 2011, mas tirou apenas 540 pontos (em uma escala que varia de 0 a 1000), segundo o sistema do Enem. Vinte minutos depois que conferiu o resultado, a nota sumiu de sua página.
 

"Agora a nota da minha redação sumiu... Tem algo errado... já vi outras pessoas dizendo que a nota foi muito abaixo do esperado, acho que não é a nota oficial ainda", disse ao  . Camila Virgilino, ao contrário, diz que não esperava nota tão alta: 860. "Tenho a ligeira impressão que está errada. Mas, enfim, se for essa mesmo, que bom!", afirmou. 
 

Alef Moraes, 19 anos, estudante de Porto Velho (RO), diz que também viu o burburinho pela internet e resolveu conferir. "Eu não sai da internet hoje, só pensando nessa nota e conferindo o site do Enem para ver se algo aparecia por lá", contou. Raissa França, que fez o Enem pela primeira vez este ano, conta que também já não consegue mais ver a nota.
 

Muitos estudantes reclamam do resultado, considerado abaixo do esperado por eles. "Consegui olhar a minha nota no período que apareceu. Tirei 560, até agora não consigo aceitar a nota, pois fazia oficinas de radação, fiz mais de 20 redações com correção e notas sempre superiores a 700, geralmente, acima de 900. Vários amigos da minha escola também estão na mesma situação. Os que viram estão apavorados, o que não viram, estão mais ainda", afirmou Thércio Leite ao IG por email.
 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por sua vez, confirmou ter sido informado da possibilidade de conferir as notas por alguns estudantes e disse, por meio da assessoria de imprensa, "estar checando com a área técnica" a veracidade dos resultados, previstos para serem divulgados amanhã. A nota das outras provas não apareceu para ninguém.

 

www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20121227142602&cat=educacao&keys=notas-redacoes-exame-nacional-ensino-medio-vazam-confundem-estudantes