Idosos recebem atendimento especial nas unidades de saúde de Imperatriz

25/01/2013 09:21

O novo coordenador do Programa Saúde do Idoso, Raimundo Rodrigues Lima Júnior, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reafirma a meta de promover e fortalecer um envelhecimento de qualidade ao público da terceira idade em Imperatriz. “Vamos trabalhar pela prevenção e promoção da saúde do idoso, levando ações para 100% da população idosa”, assegurou. 

 
O atendimento à comunidade da terceira idade é prestado, prioritariamente, nas unidades básicas de saúde em funcionamento nos bairros e povoados, além de visitas domiciliares que são realizadas pelos agentes de saúde. “Nós também realizaremos visitas, na maioria vezes inesperadas, para detectar idosos que estejam sendo vítimas de violência doméstica”, afirma o coordenador.
 
Para este ano, o núcleo do Programa Saúde do Idoso também promoverá palestras educativas sobre os temas: diabetes, hipertensão, alimentação saudável e ainda sobre de quedas e fraturas. Ele alerta que tem sido elevado o índice de ocorrências envolvendo idosos com quedas ou fraturas na cidade de Imperatriz. 
 
Planejamento – O coordenador Raimundo Júnior revela ainda, que estão previstas a realização de fóruns e debates voltados à saúde do idoso em Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão. Segundo ele, também serão realizadas reuniões voltadas às mulheres da terceira para incentivá-las a fazer exames ginecológicos e participar de palestras de caráter preventivo. “Esse procedimento será realizado por intermédio de visitas domiciliares, envolvendo a participação de agentes comunitários, enfermeiros e auxiliares de enfermagem”, disse. 
 
Quedas e fraturas – Ele garantiu que o atendimento ao público da terceira idade relacionado a quedas e fraturas será intensificado nas unidades básicas de saúde, com objetivo de fazer um levantamento a respeito das causas desses acidentes registrado com frequência em Imperatriz. “Nós queremos fazer um levantamento minucioso sobre essa constante causa de acidentes domésticos envolvendo idosos”, finalizou.