Estudo associa hiperactividade infantil a tabagismo na idade adulta

27/02/2013 12:56

Um estudo estabeleceu uma relação entre a hiperactividade infantil e o tabagismo na idade adulta.

Segundo a Universidade de McGill e o Instituto Universitário Douglas de Saúde Mental, a variação de um gene específico está relacionado com o aparecimento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperactividade (TDAH) em crianças com uma maior propensão para o tabagismo na vida adulta.

A investigação canadiana analisou 454 crianças, dos seis aos 12 anos, com quadro de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, a par com os seus familiares directos, de forma a compreender se havia alguma relação hereditária.

Os investigadores, através de amostras de sangue, combinaram cinco sequências de ADN de diferentes genes associados ao tabagismo. Uma das variações foi mais facilmente encontrada nas crianças com TDAH.

«Esta prova indica que apenas um alelo pode conseguir exteriorizar comportamentos e défices cognitivos específicos que começam a manifestar-se na infância e que estabelecem uma continuidade para o consumo de tabaco na idade adulta», explicou Marta Andrade, terapeuta de Cessação Tabágica da Facilitas Healthcare, citada pelo DN.