Em quatro anos, violência a idosos sobe 160% em Ribeirão Preto

28/08/2012 12:40

O número de atendimento envolvendo violência contra idosos mais que dobrou nos últimos quatro anos em Ribeirão Preto, segundo a Coordenadoria Municipal do Idoso. Em 2009, o total de casos atendidos pelo órgão foi de 181. Só no primeiro semestre de 2012, já foram registrados 472 casos de maus-tratos, abandono, negligência, violência psicológica, violência estrutural, financeira e conflito familiar.

A coordenadora do órgão, Dulce Sakamoto, explica que o aumento se deve a um choque de gerações. "Falta preparo às famílias para cuidar dos idosos, principalmente quando eles passam a apresentar doenças que levam a demência, como o alzheimer", explica Dulce.

Ds casos registrados, 10% correspondem a violência física e 10% de violência verbal. Porém, os maiores índices são de abandono e negligência que somam 34%, seguidos dos casos de conflito familiar - 22%.

Abandono
A assistente social da Sociedade Espírita Cinco de Setembro, a casa do Vovô, Regina Nomura, conta que na maioria dos casos que chegam encaminhados da coordenadoria para a instituição, os idosos se encontraram em situação de abandono, negligenciados na higiene e na própria condição de estrutura de moradia.

A senhora A.S.A. 86 anos, foi uma das idosas encaminhada pela coordenadoria. "Ela morava com mais duas senhoras e, quando uma delas morreu, ela ficou de cama, doente. A outra senhora que morava com ela batia nela. Vizinhos denunciaram o caso e ela foi levada para uma unidade de saúde, onde ela chegou desnutrida, desidratada, e até o benefício do INSS dela uma outra pessoa estava sacando e fazendo uso", conta Regina.

Drogas
Diversos casos também envolvem o uso de drogas por parte de filhos ou parentes dos idosos, que culmina no abandono e nos maus tratos. Este é o caso de O.D., de 81 anos, que cuidava de dois netos e quando um deles se envolveu com drogas botou fogo na casa onde ela morava. Para denúncias à coordenadoria, basta discar 161.

FONTE: ACIDADE

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2012/08/26/em-quatro-anos-violencia-a-idosos-sobe-160-em-ribeirao-preto.html