Educação Lança Curso de Inglês Online para Estudantes Cegos e Surdos

23/07/2013 16:55

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lançou uma plataforma inédita que permite o acesso de todos os alunos de rede estadual que tenha deficiência visual ou auditiva curso de inglês online. As inscrições deverão ser feitas até o dia 30 de julho.

Cerca de 4 mil vagas estão disponíveis para os alunos que atendam as especificações, e terão acesso ao segundo idioma de qualquer computador. Além do módulo acessível, o curso de inglês também está disponível para estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) cursarem aulas online, são 22 mil vagas disponíveis. O curso estará disponível a partir do dia 1º de agosto.

As inscrições já estão abertas no site da Secretaria de Educação do Estado, através do site www.educação.sp.gov.br/evesp/cursos/NovaExibicao/CEL/index.html.

ADAPTAÇÃO

Para que o curso online atendesse às necessidades dos alunos com deficiência, foi desenvolvido um módulo com recursos de acessibilidade em todo o conteúdo, inclusive nos vídeos e fotos, que tem autodescrição, para pessoas cegas e com baixa visão, e legenda e Libras (Língua Brasileira de Sinais), voltado aos surdos e com deficiência visual.

O CURSO

O inglês online poderá ser acessado na própria casa do aluno e também nas salas do acessa Escola, onde todas as máquinas possuem um software leitor de tela que permite aos usuários cegos ou com baixa visão utilizarem os computadores.

Para a coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais do ensino paulista (Evesp) da secretaria, Ana Carolina Nunes Lafemina, o curso irá otimizar o aprendizado do aluno nas escolas, além de ter prática do idioma. “É um novo curso elaborado especialmente para todos os alunos que possam aprender o inglês na prática, o que corrobora com a perspectiva inclusiva da rede estadual de ensino paulista”.

As aulas ocorrerão até o dia 3 de dezembro. Os alunos contarão com tutores que os acompanharão via bate-papo com hora marcada e acompanhamento pessoal agendado conforme a demanda. Estes profissionais também estarão aptos a auxiliar os alunos com deficiência. A carga horária total do curso é de 80 horas e será dividia em oito módulos com 10 horas cada um.

www.oregional.com.br/2013/07/educacao-lanca-curso-de-ingles-online-para-estudantes-cegos-e-surdos_303214