Departamento de Enfermagem da AMIB e ABENTI pedem a revogação da RDC-26

25/09/2012 13:05

E a luta continua!

O departamento de Enfermagem da AMIB, a ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva) e outros órgãos representativos da enfermagem estiveram em Brasília na última quarta-feira (14.9) em reunião com o Conselho Nacional de Saúde, durante a qual solicitaram a revogação da RDC-26, publicada em maio desse ano, que define um enfermeiro para cada 10 leitos, que retrocedeu à decisão publicada na RDC-07 que estabelecia um enfermeiro para cada oito leitos de UTI.

Durante a reunião a Dra. Débora Feijó Vieira, presidente do Departamento de Enfermagem da AMIB, apresentou evidência sobre o aumento de carga de trabalho para os profissionais de enfermagem. Segundo os dados apresentados, estudo realizado nos Estados Unidos comprovou que o acréscimo de um paciente para um enfermeiro aumentou em 28% os eventos adversos e 0,7% o risco de morte para cada paciente adicional a um enfermeiro.

“Outro ponto importante: a cada aumento de um paciente constata-se um aumento em 23% no índice de burnout e 15% na insatisfação com o trabalho”, reforçou a Dra. Débora.

A presidente da ABENTI, Dra. Renata Pietro, parabenizou todos os conselheiros presentes na reunião. “Todos foram unânimes em apoiar a nossa causa e consideraram um absurdo essa mudança, quando hoje falamos em qualidade e segurança do paciente. Em países desenvolvidos ou em desenvolvimento já têm uma relação de um enfermeiro para cada cinco leitos de UTI”, disse.

Ao final da reunião, o Dr. Dirceu Barbano, diretor-presidente da ANVISA solicitou um tempo até a próxima reunião do Conselho Nacional de Saúde para negociar diretamente com a ABENTI, o Departamento de Enfermagem da AMIB, COFEN, ABEN e FNE, comprometendo-se a coordenar uma negociação junto ao Ministério da Saúde.

“Saímos da reunião muito satisfeitos, pois não houve nenhuma manifestação contrária à revogação da RDC- 26”, comemorou a Dra. Débora Feijó Vieira.

 

FONTE: AMIB

www.amib.org.br/detalhe/noticia/departamento-de-enfermagem-da-amib-e-abenti-pedem-a-revogacao-da-rdc-26/