Decisão sobre o fim da greve nas federais fica para domingo

07/09/2012 19:08
 

A greve dos professores das universidades federais não terminará antes do próximo domingo, informou o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) à Agência Brasil. Estava previsto para esta quinta-feira o anúncio do resultado de assembleias estaduais realizadas desde segunda-feira para decidir sobre a proposta de aumento salarial do governo. O sindicato explicou que as decisões devem ser avaliadas para que haja algum tipo de encaminhamento político para a questão.

Hoje, a greve dos professores universitários do Andes-SN completa 113 dias. A paralisação começou em 17 de maio e chegou a ter adesão de 56 de 59 instituições, incluindo universidades, centros federais de Educação Tecnológica e institutos federais de Tecnologia.

Docentes ligados ao Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que representa parte da categoria, já decidiram pelo fim da paralisação. Eles aceitaram a proposta do governo para reajuste salarial entre 25% e 40%.

Ontem, professores das universidades federais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Pernambuco decidiram encerrar a greve. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 16 instituições indicaram o fim da paralisação: as universidades federais de Santa Catarina, de São Carlos, de Ciências da Saúde de Porto Alegre, da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, do Ceará, do Rio Grande do Sul, da Fronteira Sul e a Universidade de Brasília.

Voltaram parcialmente as atividades das universidades do Tocantins, do Pampa e de São Paulo. Está prevista para a próxima semana a retomada das aulas nas universidades de Juiz de Fora, da Grande Dourados, de Alfenas e do Recôncavo Baiano.

FONTE: TERRA

https://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6134984-EI8266,00-Decisao+sobre+o+fim+da+greve+nas+federais+fica+para+domingo.html