Conselho de Enfermagem vai apurar se houve falha em atendimento à gravida

24/09/2012 17:54

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) vai abrir um procedimento administrativo para avaliar se houve falha no atendimento à dona de casa Maria Lúcia dos Santos, por parte da equipe de enfermagem do Pronto-Atendimento de Itacibá, em Cariacica. A mulher, de 28 anos, mãe de três filhos e grávida de três meses, morreu na manhã deste domingo (23), após ter procurado a unidade por causa de uma dor de estômago.


Por meio de nota, o Coren informou que o presidente do conselho, Antonio Coutinho, está aguardando informações sobre o que ocorreu no atendimento a Maria Lúcia. Segundo a nota, assim que obtiver as devidas informações, bem como a identidade dos profissionais mencionados pela família da dona de casa, o Coren abrirá o procedimento administrativo. 

Grávida fica em coma e morre após ser medicada em PA

O conselho também vai observar as condições de trabalho e o quantitativo de profissionais existente no PA. De acordo com o que for apurado, o procedimento administrativo poderá ou não dar início a um processo ético contra o profissional ou os profissionais envolvidos. As punições previstas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem vão de advertência verbal à cassação do registro profissional.

Prefeitura de Cariacica

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica informou, também por meio de nota, que já abriu inquérito administrativo e vai apurar com rigor o que de fato aconteceu. Segundo a prefeitura, a partir das conclusões dessa investigação, a administração municipal tomará as providências cabíveis.

Fonte: Da Redação Multimídia

https://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/09/noticias/cidades/1359482-conselho-de-enfermagem-vai-apurar-se-houve-falha-em-atendimento-a-gravida.html#.UGDHlY1mSHM