Adulto também gosta (e precisa) de lanche!

26/09/2013 14:11
Ficar sem comer durante um longo período traz prejuízos à saúde! Com o jejum prolongado, a velocidade das reações do corpo diminui bastante e o resultado disso é a menor queima de calorias e consequente acúmulo de gorduras... Afinal, o corpo não sabe quando virá alimento novamente! E os problemas não param por aí! Com jejum, o estômago acumula ácidos, o que pode causar úlceras e gastrite. Para manter a boa saúde e o peso sob controle, é necessário comer pouco, e várias vezes ao dia. Isso mesmo! São recomendadas de cinco a seis refeições por dia!

Comer de três em três horas é bom porque você:

Consegue diversificar a alimentação - As pessoas que fazem refeições com intervalos maiores não conseguem obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Iogurtes, frutas frescas e secas, queijos e cereais dificilmente são consumidos em quantidade suficiente apenas no café da manhã, almoço e jantar. Os lanchinhos entre as refeições oferecem a oportunidade para que você incorpore esses alimentos à sua dieta. Mas atenção: comer a cada três horas não significa beliscar petiscos ou guloseimas. É importante fazer escolhas saudáveis!

Evita os ataques de gula - Quem se alimenta a cada três horas sente menos fome e prolonga a sensação de saciedade ao longo do dia. E, com menos fome, você mastiga com calma e mais vezes. Um alimento bem mastigado é mais fácil de ser digerido. Já quem fica sem se alimentar durante um longo período pode comer em exagero, e rapidamente. E aí, come o que aparecer na frente, mesmo que o alimento não seja nutritivo. Corre-se o risco de devorar guloseimas e salgadinhos em poucos minutos!

Se sente bem durante todo o dia - Desconfortos como dor de estômago, desânimo e mau humor podem, também, ser consequência de longos períodos de jejum. Isso porque para manter as funções metabólicas, o organismo precisa receber os nutrientes em pequenos intervalos. A alimentação fracionada, a cada três horas, melhora o desempenho no trabalho e no estudo.

Mantém o peso sob controle - Quando fazemos apenas duas ou três grandes refeições ao dia, nosso corpo acaba estocando gordura. É como se o organismo, acostumado a poucas refeições, aprendesse a acumular energia para os momentos de fome. Funciona como um mecanismo de defesa: em períodos prolongados de jejum o corpo faz uma reserva de energia extra para possíveis situações de escassez. Já quem faz refeições fracionadas acelera o metabolismo, pois toda vez que você come, gasta calorias na tarefa de digerir os alimentos. Esse gasto é maior após a refeição, assim que o corpo começa o processo de digestão. Então, comer a cada três horas obriga o organismo a reiniciar a digestão de cinco a seis vezes por dia, queimando mais calorias e ajudando na perda de peso.

"Lanchinhos do bem"

Iogurte com baixo teor de gordura (desnatado) com granola
Barrinhas de cereais com alto teor de fibras
Frutas secas e frescas
Castanhas e sementes
Cereais integrais
Pão de queijo
Sucos e vitaminas de frutas
Queijos em embalagens individuais
Sanduíche de pão integral com requeijão e peito de peru
Bolachas e torradas integrais
 
(Fonte: Sadia)