10 hábitos indispensáveis para a saúde do idoso

18/03/2013 15:52

A terceira idade necessita de cuidados especiais! Dados recentes confirmam a tendência de envelhecimento da população brasileira. Nos últimos 20 anos, o número de idosos mais que dobrou e atingiu 23,5 milhões de pessoas em 2011, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A previsão é que o número de idosos no Brasil triplique até 2050, passando para 64 milhões de pessoas. O Tempo de Mulher conversou com Dr. Ronaldo Delmonte Piovezan, médico geriatra e mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que falou sobre os principais cuidados que devemos ter e alertou sobre a alimentação dos idosos.

1- Ingerir leite e derivados

“Leite e derivados como queijos e iogurtes contêm grandes quantidades de cálcio e são fundamentais para a saúde dos ossos e também dos músculos” explica o médico.

2- Proteínas

“No Brasil 64% da população de idosos não comem a quantidade de proteínas adequada. Inclua na alimentação ovos, leite, carnes em geral, proteínas de origem animal e dê qualidade para a saúde do músculo”, ressaltou o especialista.

3-Fibras

“As fibras são recomendadas pois elas melhoram a saúde do intestino e diminuem o risco de câncer e colesterol”, diz Dr. Ronaldo Delmonte Piovezan .

4- Fazer atividades física

“O idoso deve fazer o exercíscio que for mais acessível para ele, uma caminhada simples, por exemplo, já melhora a saúde pulmonar e cardíaca', explica o médico.

5-Fazer atividades mentais

“Os idosos que estudam, leem e têm interações com outras pessoas, possuem uma reserva de capacidade cognitiva cerebral maior e isso ajuda a prevenir doenças ligadas ao esquecimento”, ressaltou o especialista.

6- Manter bons contatos sociais

“É muito importante que o idoso mantenha bons relacionamentos com a família e os amigos. Ele não pode ter isolamento social, o ideal é também participar de grupos e fazer trabalhos voluntários, que ajudam tanto na saúde física, como mental”, diz Dr. Ronaldo Delmonte Piovezan .

7-Sono

“Os idosos que têm dificuldades de manter um sono adequado, devem ficar alerta e procurar atendimento médico contra apneia do sono ou insônia, pois isso prejudica ainda mais a memória, os músculos e a saúde geral deles”, ressaltou o especialista.

8- Diminuir o risco de quedas em casa

“As quedas podem ser muito perigosas, por isso diminua tapetes em casa, evite degraus, escadas, pisos escorregadios, apoios e suportes para se segurar, principalmente em locais como banheiro, onde há o risco maior de cair”, explica o médico

9-Prevenção de câncer

“É importante ficar em alerta: faça uma alimentação saudável para diminuir esse risco. Diminua as carnes vermelhas, aumente o consumo de fibras e façam exames preventivos', disse.

10-Humor X Depressão

“A depressão é uma doença comum na terceira idade. Estudos indicam que 20% da população de idosos possuem algum tipo de depressão. A dica é evitar ficar isolado dentro de casa e longe da família!', disse.